Os macarrões ou pastas são usados em vários pratos, quentes ou frios, e alimentam bem. No verão as pastas que levam 5 a 8 minutos para cozinhar geram indisposição nas donas de casa. Afinal, o fogão esquenta o ambiente. E ainda têm um concorrente, o somen, macarrão japonês bem fininho cujo tempo de cozimento é de 1 a 2 minutos. Mas para receitas ocidentais o somen não vai bem.
Por conta disso os fabricantes de pastas precisaram quebrar a cabeça para desenvolverem produtos que cozinhem logo. De oito minutos para 80 segundos, por exemplo. E tem também aqueles que nem precisam de pré-cozimento para preparar o gratinado.
E acertaram em cheio pois estão fazendo sucesso.
Uma salada pode ser preparada rapidamente usando o macaroni parecido com um fusilli. Pode ser preparado com molhos quentes também. Só fique atento ao tempo de cozimento: somente 80 segundos ou 1 minuto e 20 segundos.
Gratinado rápido sem pré-cozimento do macarrão
Se gosta do gratinado chamado de グラタン, lê-se guratan, tem uma receita que não leva 10 minutos para prepará-la.
Basta refogar a cebola cortada com o frango ou camarão, adicionar tempero, amido de milho, água e leite. Em seguida, colocar o macaroni e cozinhar até o creme branco ganhar consistência.
Passe tudo para uma forma refratária, cubra com bastante queijo e leve ao forno de assar torradas por 8 minutos. Está pronto o gratinado de macarrão, sem precisar pré-cozimento.
Segredos dos macarrões de cozimento rápido
Os fabricantes realizam pesquisas e testes até chegarem ao produto que agrade o consumidor. Por isso não basta apenas reduzir o tempo de cozimento.
As diversas marcas estão oferecendo pastas práticas para quem tem a vida corrida. Chegar em casa, cuidar dos filhos, preparar o jantar, ajudar na tarefa escolar, dar atenção ao marido e ainda assistir à novela.
Uma das fabricantes revelou os segredos para obtenção dessa rapidez. Foi no processo de corte das pastas, tanto interna quanto externamente.
Em um dos tipos de macaroni, parecido com o fusilli ou parafuso, aumentou uma asa. Ou seja, antes eram 2 e ao aumentar para 3, com a mesma pasta a área da massa têm melhor contato com a água fervente.
Esse tipo vai bem para saladas e pratos quentes, pois os temperos e molho têm mais área para contato.
No caso do macaroni tipo caracol, oco por dentro, a inovação foi no corte interno. O fato de colocar serrinhas na parte interna, absorve mais rapidamente a água e logo fica pronto. Depois de cozido fica espesso e macio.
Por isso, não necessita ser pré-cozido em água para usá-lo na receita do gratinado. Elimina-se esse trabalho, simplificando o processo.
Há diversas marcas oferecendo macarrões de cozimento rápido. A dica é observar o tempo na embalagem.
Por exemplo: 80秒 ou 90秒 significam 80 ou 90 segundos. E quando tem 1分30秒 significa o tempo em minuto e depois em segundo. Nesse caso, 1 minuto e 30 segundos.
Fonte: ANN
Fotos: ANN e Amazon