Uma das consequências do tufão muito forte é que provoque precipitação de 1.000mm. Há riscos de desastres como deslizamento, inundações, enchentes de rios, mar agitado, além da tempestade.
Com esse volume de chuva a preocupação é com as áreas de risco. Essa precipitação já tem gerado recomendações e ordens de evacuação. Portanto, siga a orientação das autoridades municipais.
Compreenda a linguagem:
- 避難準備: hinan junbi, prepare-se para evacuação. Ou seja, verifique seu kit de emergência e esteja preparado para o anúncio ou instrução de evacuação
- 避難勧告: hinan kankoku, significa recomendação de evacuação. Não é uma ordem, mas é emitido esse alerta no caso de prevenção
- 避難指示: hinan shiji, é ordem de evacuação. Se ouvir das autoridades ou ler isso no alerta vá imediatamente para o abrigo mais próximo
Alertas baseados em previsões
Em Yamanashi, nas proximidades do vilarejo Doshi, o índice pluviométrico foi de 100mm em 1 hora, por volta das 15h de quinta-feira.
Por isso, não subestime as informações das autoridades locais e dos alertas.
Nas províncias de Nara e Tokushima já foram emitidos alertas por conta dos riscos de deslizamento.
A previsão é de chuva torrencial de 50 a 80mm/h intermitente em ampla área do oeste do país.
Vendo por região, há possibilidade de índice pluviométrico alto, nas próximas 24 horas:
- 500mm: Shikoku e Kinki
- 400mm: Tokai
- 250mm: Kanto-Koshin
- 200mm: Chugoku
- 120mm: Hokuriku
Em Shikoku e Tokai há possibilidade de chegar a 1.000mm.
Fique atento também às rajadas de vento, de Kanto-Koshin a Kyushu. Não se aproxime da região costeira, pois o mar está agitado. Em Shikoku a previsão é de ondas de até 12 metros de altura, enquanto em Kinki é de 11.
Nesta noite de quinta-feira é quando a maré fica mais alta durante o ano, o que agrava a situação no litoral.
O tufão deverá manter sua potência e cruzar a região de Shikoku, em direção a Tottori, no sentido Mar do Japão. A previsão é que as 3h de sexta-feira esteja sobre o oceano para o percurso rumo a Hokkaido.
Fontes: NHK e Yahoo
Imagens: Yahoo