A ACF Girls Fight foi realizada no último domingo, 26 de agosto, no Dawn Center na província de Osaka, com vitória da brasileira Erika Saziki.
A brasileira venceu a sul-coreana Hyun Joo Baek em 3 rounds de 5 minutos, por decisão unânime dos juízes.
Erika descreveu a dificuldade da luta. A coreana era muito forte na trocação e bem mais alta. A estratégia era encurtar a distância e derrubá-la para desenvolver o jiu-jitsu, sua especialidade.
No primeiro round deu certo e quase no final Erika conseguiu derrubar, passar a guarda e montar. A coreana virou de costas e a brasileira aplicou um mata-leão, mas como o chão estava liso ela não conseguiu encaixar e sua adversária escapou.
No segundo round, cita Erika, as coisas se complicaram, pois ela errou uma entrada de queda e a coreana caiu montada nela, desferindo vários socos em seu rosto. Nessa hora, Erika pensou em desistir, mas disse que escutou seu treinador: “Vai Erika, fica de pé, você consegue!”.
A brasileira determinada conseguiu virar de costas e levantar, apesar de estar sem forças, finalizando o segundo round. Erika disse que não estava enxergando, pois sua lente de contato acabou saindo por causa dos socos que havia levado e seu nariz sangrava muito.
Um médico do evento foi solicitado para conferir as condições da brasileira e ela teve autorização para continuar a luta. Erika disse que voltou disposta a tudo e se lembrou da última derrota em julho, quando foi nocauteada por uma chinesa na Dragon FC em Xangai.
No meio do round a brasileira conseguiu vencer a coreana e finalmente o seu sonho de ter o cinturão iria se realizar.
Ela agradeceu a todas a pessoas que se esforçaram para ela estar ali, seu professor, companheiros de treino e principalmente seu pai, que a levava todos os dias para o treino depois da dura jornada de trabalho dos dois na fábrica.
Fotos cedidas