O primeiro-ministro Shinzo Abe informou que voos domésticos no Aeroporto Internacional de Kansai, que foi fechado após o forte tufão Jebi ter causado inundação em pistas de pouso e decolagem, serão retomados até o final de sexta-feira (7).
O pronunciamento foi feito nesta quinta-feira (6) enquanto muitas especulações de que o aeroporto, um dos maiores no Japão, não seria capaz de retomar as operações por dias ou possivelmente semanas.
“Os voos domésticos serão retomados até o final de sexta-feira e os internacionais voltarão ao normal após as preparações necessárias serem feitas”, disse Abe durante uma reunião do governo realizada na manhã desta quinta-feira.
O aeroporto, um dos centros de transporte do Japão, é uma porta de entrada chave para a região Kansai que inclui as províncias de Osaka, Quioto e Hyogo, e tem observado um crescente número de viajantes que vêm da Ásia.
Mais de 200 voos foram cancelados na quarta-feira (5), afetando mais de 30.000 pessoas em decorrência do fechamento do aeroporto.
Em média, cerca de 80.000 passageiros usam o aeroporto de Kansai diariamente, sustentado pela crescente demanda de viagem de estrangeiros que optam pelas companhias aéreas de baixo custo, as LCCs.
Após a passagem do forte tufão Jebi, o 21º da temporada, mais de 5.000 pessoas ficaram bloqueadas em um ponto após um navio-tanque ter colidido na ponte que liga o aeroporto à ilha principal, na parte de Osaka.
Muitas delas foram transportadas para fora do aeroporto através de barcos de alta velocidade na quarta-feira.
Fonte: Mainichi Imagem: NHK