No dia da comemoração dos 24 anos do aeroporto: acidente na ponte e inundação (Asahi)
Na tarde de terça-feira (4) a ponte de acesso ao Aeroporto Internacional de Kansai sofreu graves danos com a colisão de um navio-tanque. Ele foi arrastado pelas rajadas de vento devido ao tufão Jebi. Com o choque, uma das pistas se deslocou, além de outros danos.
Publicidade
Uma das pistas da ponte teve que ser interditada para o tráfego. Funcionários e passageiros do aeroporto tiveram que amargar uma noite sem energia elétrica e com o local inundado. As quase 5 mil pessoas ilhadas no aeroporto começaram a ser retiradas por via marítima na manhã de quarta-feira. A outra pista que não sofreu danos começou a ser usada para o tráfego dos ônibus para a locomoção dos passageiros do aeroporto, por volta das 4h.
A West Nippon Expressway Company-NEXCO informou na manhã de quarta-feira (5) que não há previsão da conclusão da obra de restauração na ponte.
Em média são 78 mil usuários do aeroporto por dia. Além disso, são cerca de 17 mil funcionários, empregados nas 355 empresas e companhias aéreas.
O Kanku, como é chamado em japonês, opera com voos domésticos e internacionais ligando o Japão a mais de 80 países, diariamente. Também é um importante aeroporto para a logística. É uma das maiores bases de exportação de peças industriais do país, além da importação.
No dia do aniversário de 24 anos: ponte danificada e inundação
Foi inaugurado em 4 de setembro de 1994, sobre um aterro de 5Km na costa de Senshu, em Osaka.
Por causa do aeroporto foi construída a ponte de acesso, esta que foi seriamente danificada. Tem pistas para os veículos e também linhas férreas de duas companhias.
A Guarda Costeira do Japão está investigando a causa do acidente e apurando detalhes desde as 8h de quarta-feira.
Tomoyasu Mori, diretor do Aeroporto Internacional de Kansai lamenta pela inundação “é uma situação sem precedentes. Ainda não sabemos quando os aviões poderão fazer decolagens e aterrisagens”. Também não se sabe como funcionários e passageiros poderão ir e vir ao aeroporto, com a ponte interditada.
Aeroporto Internacional de Kansai totalmente inundado na terça-feira por causa dos efeitos do tufão Jebi (Asahi)
Fontes: NHK e Asahi
Fotos: Asahi