Um condutor de trem que interrompeu sua jornada para resgatar um idoso que estava caído em um campo recebeu uma homenagem da polícia na cidade de Nagai (Yamagata), juntamente com seu colega, em agradecimento pelo ato solidário.
Wataru Takeda, de 37 anos, condutor chefe da Área de Transporte de Yamagata da East Japan Railway Co. (JR East), e Mitsuaki Takasawa, de 58, responsável geral da estação de Murakami na província de Yamagata, receberam a homenagem em 29 de agosto.
“Trabalho como condutor de trem há 15 anos, mas essa é a primeira vez que passei por tal experiência”, disse Takeda. “Tomei a ação porque acredito que salvar uma vida humana é a prioridade principal. Eu realmente agradeço a todos os passageiros a bordo que entenderam por que fiz aquilo”.
Takeda estava operando um serviço de trem rápido que partiu da província de Niigata com destino a estação Yonezawa, em Yamagata, quando viu um homem caído em uma área de fazenda em Iide, também na província.
Após acionar a parada de emergência, Takeda, único funcionário dentro do trem, fez o anúncio aos passageiros.
“Vou resgatar uma pessoa que está sofrendo uma crise médica aguda”, disse ele, e desceu do trem para salvar o homem.
Takasawa, que estava patrulhando estações automatizadas nas proximidades, se juntou ao esforço de resgate. Ele trouxe gelo e guiou a ambulância até o local. O homem que estava caído tinha aproximadamente 80 anos e sofreu leve isolação. Felizmente ele não corre risco de vida, disse a polícia.
Takeda disse que parou o trem por cerca de 20 minutos, mas nenhum dos 50 passageiros se queixou por causa do atraso.
“Quero mostrar nosso agradecimento pelo ato corajoso, sem pensar sobre o atraso no cronograma do trem”, disse Yoshihiko Abe, chefe da Delegacia de Nagai.
“Instruímos nossos funcionários a tomar ação de forma segura de acordo com seus próprios julgamentos no caso de uma emergência. Causamos inconveniência para as pessoas com o atraso, mas a decisão do condutor não foi errada”.
Fonte: Asahi Imagem: Asahi, banco de imagens