Agosto foi mês com recorde de vendas de eletrodomésticos da linha branca (Wikipedia/Flickr)
A Associação dos Fabricantes de Elétricos do Japão (Nippon Electric Manufacturers Association) informou na quarta-feira (25) que o Japão bateu recorde de vendas dos eletrodomésticos de linha branca.
Publicidade
Foram expedidos internamente o equivalente a 195 bilhões de ienes em agosto, um marco histórico. Os dados começaram a ser colhidos em 1986, antes do período chamado de bolha econômica, quando o país viveu uma época de extremo consumo.
Os mais vendidos foram aparelhos de ar-condicionado, com aumento de 13%; seguidos de geladeiras e máquinas de lavar roupas, com 10% e 0,2%, respectivamente.
Em geral, os aparelhos de ar-condicionado costumam ter pico de vendas em julho. Mas em agosto foram vendidas 818 mil unidades, totalizando 65,5 bilhões de ienes em faturamento. A associação analisa que, mesmo em agosto, muitas famílias resolveram trocar seus aparelhos por conta da onda de calor.
Os eletrodomésticos chamados de linha branca são aqueles considerados básicos nas residências como geladeira, aparelho de ar-condicionado, forno de micro-ondas, máquina de lavar roupa, entre outros.
Fonte: NHK
Fotos: Wikipedia/Flickr