Polícia de Ibaraki quer reduzir furto de veículos na província
A Polícia da Província de Ibaraki anunciou na segunda-feira (17) uma posição indesejável. Foi campeã de furtos de veículos no período de janeiro a julho deste ano.
Publicidade
Segundo o informe foram 825 casos denunciados, colocando a província como a com maior índice de todas dentre as 47 do país.
Os possíveis motivos para o aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior são:
- Região sul da província, como Tsukuba, é populosa e também numerosa em veículos
- Bem servida em vias expressas
- Proximidade com a capital
Tudo isso facilita as atividades dos criminosos, avalia a polícia.
Os mais visados para furtos
A metade dos furtos – 53% – ocorreu dos estacionamentos das residências ou das empresas, geralmente à noite. A maioria – 62% – é de veículos de passeio, como Prius (26%), Corolla (9%) e Skyline (7%). O triste é que 90% dos furtados não retornaram aos donos.
Segundo a informação se tiver 2 pessoas acostumadas com a atividade criminosa, desmontam rapidamente um caminhão de 10 toneladas em 4 horas para o desmanche. Por isso, é muito difícil encontrar um carro inteiro depois de furtado.
Medidas antifurto
A recomendação das autoridades é que cada um tenha a consciência de proteger seu carro. As medidas podem ser tomadas rapidamente e sem muito custo, podendo adquirir em home center ou em loja especializada.
O simples fato de ter trava de volante do carro, câmeras de segurança na garagem ou estacionamento mais luzes com sensor ajudam a evitar ação dos criminosos.
Trava de volante, câmera de segurança e luzes com sensor (Amazon)
Fonte: Sankei