Sinais de erupções vulcânicas submarinas foram detectados na área de Iwojima, o local de uma das batalhas mais sangrentas na 2ª Guerra Mundial, informaram oficiais de meteorologia e da defesa na quarta-feira (12).
Fotos aéreas registradas por uma aeronave da marinha na manhã de quarta-feira mostraram a água do mar sendo lançada a uma altura de cerca de 10 metros acima da superfície, ao largo da costa sul da ilha, disse a AMJ- Agência de Meteorologia do Japão.
A ilha, que foi renomeada Ioto, vem apresentando crescente atividade vulcânica desde o fim de semana, disse a AMJ, alertando para mais erupções. A ilha fica a uma distância de 1.250Km ao sul de Tóquio.
A última vez que Ioto teve uma erupção marinha foi ao largo de sua costa norte em 2013, e uma pequena explosão em terra em alguns locais no ano de 2015, disse a AMJ.
Oficiais da defesa disseram que tropas estacionadas na ilha estão seguras e que não há planos de evacuação.
A ilha é fechada para civis, com exceção daqueles com permissão para procurar restos mortais dos mais de 10 mil soldados que ainda são considerados desaparecidos ou para participar de cerimônias fúnebres e outros eventos especiais.
Praticamente todos os soldados japoneses que defenderam a pequena ilha morreram na batalha no início de 1945.
O combate levou a vida de 21.570 japoneses e 6.821 americanos.
Fonte: AP, Japan Today Imagem: Wikimedia