Por volta das 13h50 de quinta-feira (6) os bombeiros receberam uma chamada informando de uma explosão. Foi em um dos tanques externos da planta Kashima da indústria Plantech, do grupo DIC, situada em Kamisu (Ibaraki).
Segundo informações da polícia 2 funcionários estavam realizando atividade de soldagem no topo do tanque de produto químico inflamável. Um deles, de 68 anos, morreu com o acidente e outro de 48 ficou gravemente ferido com fratura no fêmur esquerdo.
O tanque que teve explosão tem 5,4 metros de altura, com diâmetro de 5,6 metros. Armazena cerca de 110 toneladas de paradiclorobenzeno. Os dois funcionários estariam realizando soldagem na tubulação. Quando ocorreu a explosão um deles foi jogado, o qual morreu. O outro, ferido, foi resgatado pelos bombeiros do topo do tanque.
Com a explosão ocorreu rompimento no topo mas não houve incêndio, tampouco vazamento do produto químico, segundo os bombeiros.
Pelo que foi observado pelas autoridades há possibilidade de que faísca da solda tenha inflamado o produto químico.
A indústria fica dentro da Zona Industrial Costeira de Kashima. Seus produtos químicos são usados como matéria-prima das peças de plástico das indústrias automotivas.
Fontes: Ibaraki News e ANN
Fotos: ANN