Tempestades estão atingindo uma ampla faixa do arquipélago japonês, de oeste a leste, nesta segunda-feira (10), aumentando os riscos de deslizamentos em áreas onde o solo já está saturado por enxurradas anteriores, anunciou a AMJ- Agência de Meteorologia do Japão.
A AMJ pede aos residentes que fiquem atentos a deslizamentos, inundações em áreas baixas e transbordamento de rios. Aqueles no caminho da tempestade devem estar em alerta para raios, tornados, forte ventania e chuva de granizo.
De acordo com a AMJ, uma frente climática está se movendo do Mar do Leste da China em direção ao oeste do Japão, e poderá se mover para o leste na noite desta segunda-feira.
No período de 24 horas até as 18h de terça-feira (11), há previsão de cerca de 120mm de chuva na região Kinki, oeste do arquipélago, assim como nas regiões Hokuriku e Tokai, na parte central. Cerca de 100mm de precipitação estão previstos para a região Koshin no oeste de Tóquio e 80mm para Shikoku e Chugoku, oeste do país.
A recomendação é que residentes em áreas afetadas fiquem em casa ou procurem um local seguro na passagem de uma tempestade pela área, e também fiquem em alerta aos possíveis danos que poderão ser causados por chuva de granizo.
Fonte: Mainichi Imagem: Banco de imagem