Uma pesquisa realizada pelo ministério da saúde do Japão descobriu que a porcentagem de fumantes no país caiu para novas baixas recordes.
Em novembro passado, o ministério entrevistou cerca de 6.500 homens e mulheres em todo o país, que tinham pelo menos 20 anos de idade, ao perguntar sobre seus hábitos de fumo.
De acordo com a pesquisa, 29.4% dos homens disseram que fumam regularmente. Essa foi a primeira vez que o número caiu a menos de 30% e o mais baixo desde 1986, quando as estatísticas começaram a ser contabilizadas.
Somente 7.2% das mulheres entrevistadas responderam que fumavam. O número combinado para homens e mulheres atingiu uma nova baixa de 17.7%.
Na última década, a proporção daqueles que fumavam caiu 10 pontos percentuais dentre os homens, 3,8 entre as mulheres e 6,4 para homens e mulheres combinados.
A pesquisa também descobriu que 26.1% dos homens e 39% das mulheres fumantes queriam largar o vício.
Oficiais do ministério disseram que cada vez mais pessoas estão conscientes sobre os perigos à saúde em decorrência do fumo. Medidas contra o fumo passivo também ajudaram a reduzir o número de fumantes.
Até o ano 2022, o ministério visa reduzir o número combinado de fumantes de ambos sexos de 17.7% para 12%.
Fonte: NHK Imagem: Banco de imagens