A restrição de entrada para uma rota de hiking que leva ao topo do Monte Ontake, o local de uma erupção vulcânica mortal há 4 anos, será retirada na quarta-feira (26), informou o governo municipal de Kiso, da província de Nagano.
Com a remoção da restrição, os alpinistas terão acesso pela primeira vez – desde a erupção em 27 de setembro de 2014 – ao topo da montanha de 3.067 metros que se estende pelas províncias de Nagano e Gifu. A rota será fechada novamente após 8 de outubro por causa da temporada de inverno.
O governo de Kiso realizou medidas para garantir a segurança dos alpinistas, incluindo a construção de abrigos de concreto perto do cume. Cada um deles pode comportar até 30 pessoas.
Membros das famílias das vítimas fatais da erupção farão uma escalada em memória aos seus entes queridos na quarta-feira.
O acesso ao topo da montanha através de outras rotas que passam pela cidade de Gero (Gifu) e a vila de Otaki (Nagano) continuarão fechadas. Ambos os municípios planejam continuar com suas restrições de entrada em uma área de 1Km em volta da cratera devido à falta de medidas de segurança.
A erupção causou a morte de 58 pessoas. Outras cinco são dadas como desaparecidas.
Em agosto do ano passado, a AMJ- Agência de Meteorologia do Japão reduziu o nível de alerta vulcânico no Monte Ontake de 2 para 1. Um alerta de nível 1 significa que as pessoas devem ter em mente que a montanha é um vulcão ativo.
Fonte e imagem: NHK