A polícia e oficiais do governo em Hokkaido informaram que o número de mortos em decorrência do forte terremoto e deslizamentos na semana passada aumentou para 40, divulgou a NHK.
De acordo com a polícia, o corpo de um homem de 77 anos foi encontrado na manhã desta segunda-feira (10). Ele estava desaparecido na cidade de Atsuma.
Centenas de pessoas ficaram feridas no terremoto de magnitude 6,7 que sacudiu Hokkaido na madrugada de 6 de setembro.
A maioria das fatalidades ocorreu em Atsuma, onde massivos deslizamentos causaram a morte de 36 pessoas. Os deslizamentos destruíram casas e deixaram ruas e arrozais cobertos com uma grossa camada de lama.
Autoridades em Hokkaido disseram que a desde a noite de domingo, havia 2.600 pessoas em abrigos de evacuação.
O número de construções destruídas é de pelo menos 70.
O transporte público está sendo restaurado gradualmente. Alguns trens semiexpressos começaram a operar na manhã de domingo (9).
A distribuição de produtos poderá melhorar, visto que serviços de trem de carga foram retomados no domingo.
Contudo, residentes terão que enfrentar com um fornecimento instável de energia. A Hokkaido Electric Power Company foi forçada a suspender as operações em sua maior usina de energia termal na província após o terremoto, e disse que o reinício do funcionamento poderá levar mais de uma semana.
A Agência para Recursos Naturais e Energia pede às residências e empresas que conservem energia ao desligar as luzes e tirar da tomada eletrodomésticos quando não estão em uso.
Fonte e imagem: NHK