Um forte terremoto de magnitude 7,5 sacudiu a ilha de Sulawesi, na Indonésia, na sexta-feira (28), causando um tsunami de 3 metros de altura que uma autoridade disse ter arrastado casas em pelo menos duas cidades.
O porta-voz da agência de desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que o tsunami atingiu Palu, a capital da província central de Sulawesi, assim como a cidade menor de Donggala e vários outros povoados costeiros.
Imagens de rede de televisão indonésia mostraram um vídeo de smartphone de uma onda violenta, com pessoas gritando e correndo. As águas atingiram prédios e uma grande mesquita que desabou por causa da força das ondas.
Veja o vídeo:
WATCH: The moment a tsunami slammed into the Indonesian city of Palu after a major earthquake, as seen in footage circulating online https://t.co/fx6jdexOzk pic.twitter.com/m5WiR3KvIS
— Channel NewsAsia (@ChannelNewsAsia) September 28, 2018
Casas foram arrastadas e há relatos de famílias desaparecidas, disse Nugroho, salientando que as redes de comunicação e energia na área foram interrompidas.
“O corte nas redes de telecomunicação e a escuridão estão dificultando os esforços para obter informações”, disse ele. “Todo o potencial nacional será enviado e amanhã de manhã enviaremos helicópteros para dar assistência nas áreas afetadas pelo tsunami”.
A região foi atingida por um forte terremoto de magnitude 7,5 na sexta-feira e várias réplicas fortes, incluindo uma de 6,7. Um tremor anterior de magnitude 6,1 na central de Sulawesi, também na sexta-feira, deixou vários mortos, feriu 10 e destruiu dezenas de casas.
A chefe da agência de meteorologia e geofísica, Dwikorita Karnawati, disse que as ondas chegaram a 3 metros de altura. Ela disse que o alerta de tsunami desencadeado pelo terremoto maior, em vigor por cerca de meia hora, foi retirado após o tsunami ter cessado.
O aeroporto de Palu interrompeu as operações por 24 horas devido aos danos provocados pelo terremoto, de acordo com a AirNav, que supervisiona o tráfego aéreo na Indonésia.
O porta-voz das Nações Unidas, Stephan Dujarric, disse que oficiais da organização estavam em contato com autoridades indonésias e “estão prontos para fornecer apoio conforme exigido”.
A Indonésia é propensa a terremotos por causa de sua localização no “Anel de Fogo”, um arco de vulcões e falhas geológicas no Círculo do Pacífico.
Em dezembro de 2004, um massivo terremoto de magnitude 9,1 ao largo da costa de Sumatra no oeste da Indonésia causou um tsunami que matou 230.000 pessoas em dezenas de países.
Fonte: Mainichi Imagem: Channel NewsAsia