Às 11h de quinta-feira (27) o grande e muito forte tufão Trami está sobre o mar ao sul de Okinawa. Deverá se aproximar das ilhas do sul no sábado (29). A previsão da Agência de Meteorologia do Japão-AMJ é que depois deverá mudar o curso, deslocando-se a nordeste.
Com isso deverá se aproximar de todo o arquipélago principal já no domingo (30). Há temor de tempo com grande aspereza.
É provável que o tufão Trami se aproxime da região Kinki na tarde de domingo ou no mais tardar antes do amanhecer de segunda-feira (1.º).
Depois se move em sentido ao Mar do Japão. Como é grande o arquipélago todo, incluindo Tokai e Kanto, estará sob os efeitos da tempestade e forte chuva nos 2 dias.
A sugestão do site de meteorologia Tenki é que aproveite o clima ensolarado de sexta-feira para conferir a vala de drenagem, as venezianas e o telhado.
Recomenda ainda recolher o que estiver no quintal e na varanda para não ocorrer danos como foi quando da passagem do tufão n.º 21.
Também sugere prevenção caso ocorra apagão e interrupção de fornecimento de água, por exemplo. Para isso a dica é deixar lanternas, baterias extras carregadas, rádio portátil à mão e estoque de água e comida.
Se ainda não leu a matéria sobre prevenção, toque aqui para ler.
Fontes: AMJ, ANN e Tenki
Imagem: Tenki