Além de Okinawa, as províncias de Kyushu já amargam apagões no domingo (30). Até 11h são pelo menos 147.200 pontos em Kagoshima, 47.700 em Miyazaki e 50 em Kumamoto, segundo a companhia Kyushu Electric Power. Portanto, confira o que precisa ter caso aconteça isso.
Em Kochi, por volta das 10h32 um tornado destelhou várias casas, provocando danos no litoral da área central, segundo a NHK. Em Miyazaki uma mulher foi levada pela enxurrada no domingo e está desaparecida.
O mesmo poderá nas demais regiões por onde passa o tufão Trami. Na região Tokai que estará sob influência desde o final da tarde até à noite, há previsão de chuva histórica em Mie, de até 500mm em 24h. Em Gifu deverá ser de até 350mm e em Aichi de 300mm. Poderão ocorrer raios também.
Outra grande preocupação é em relação à tempestade. As rajadas de vento nas regiões Kansai, Tokai e Kanto, especialmente no litoral poderão ser históricas. As áreas do litoral de Mie e Aichi exigem vigilância por causa da maré alta combinada com a tempestade. Isso poderá resultar em ondas muito altas.
Veja o que aconteceu em Nanjo (Okinawa), no sábado. A ressaca invadiu a área residencial, adentrando 250 metros e o carro foi levado, mas as pessoas se salvaram.
https://twitter.com/manariri1229/status/1045834271053643777
Comércio e transporte
A JR anunciou que está com operações do shinkansen e trens em observação. A partir das 15h os que partem ou chegam em Nagoia serão controlados.
Tanto a Kintetsu quanto a Meitetsu anunciaram que a partir do meio-dia estão com as operações controladas.
As lojas de departamento de Nagoia anunciaram que a partir de meio-dia e meia suspenderam as atividades comerciais para garantir a segurança dos funcionários e clientes.
Conforme já foi anunciado no sábado, o Legoland fechou as portas no domingo.
O Centrair-Aeroporto Internacional de Chubu informou que cancelou 163 voos domésticos e internacionais.
Em Kanto a situação não é diferente. Todas as companhias de trem já anunciaram que suspenderão as operações a partir das 20h.
Se ainda não leu a matéria sobre os possíveis horários da aproximação do tufão Trami, por região, toque aqui.
A recomendação é de prevenção, conforme apelou o governador de Osaka (toque aqui para ler a matéria).
Fontes: Chunichi, Tokai TV e NHK
Foto/imagem: Chunichi e Tokai TV