A Uber Technologies Inc. disse na quinta-feira (30) que escolherá um país, dentre cinco incluindo o Japão, para testar seus serviços de táxi voador, com a meta de lançar a operação comercial em 2023.
Os outros países candidatos são Austrália, Brasil, França e Índia, disse a empresa. A seleção será finalizada dentro de seis meses e voos de demonstração poderão iniciar em 2020.
A Uber escolheu os cinco países com base em critérios como população e ausência de condições climáticas extremas. A empresa dos EUA disse que o Japão é um dos países com os mais avançados sistemas de transporte público.
Com Dallas e Los Angeles nos EUA já escolhidas, as três cidades serão as primeiras a sediar testes de serviços de táxi voador da Uber.
Barney Harford, diretor operacional da Uber, disse em Tóquio que o táxi voador, ou uberAIR, será um novo meio de transporte eficiente que economiza muito tempo.
A empresa planeja desenvolver carros elétrico voadores que poderiam decolar e pousar verticalmente com sua velocidade máxima a 320Km/h a altitude de 300 a 600 metros. O veículo poderia voar até 96Km com uma única recarga.
O Japão tem apoiado o desenvolvimento de carros voadores e lançou um conselho público-privado, com a esperança de que o novo veículo desempenhe um papel em áreas montanhosas e ilhas remotas, assim como na ocorrência de desastres naturais.
O conselho realizou sua primeira reunião na quarta-feira (29), com a participação de mais de 20 especialistas e empresas, incluindo a ANA, Subaru e Uber, com a meta de elaborar um mapa de estradas dentro de 12 meses e colocar os carros voadores em uso prático daqui a dois anos.
Fonte e imagem: Kyodo