A brasileira Maya Gabeira, de 31 anos, reivindicou à categoria feminina inaugural da XXL Biggest Wave da Liga Mundial de Surfe (WSL) e estabeleceu um novo recorde para a maior onda surfada por uma mulher.
Maya surfou uma onda de 20,72 metros, do ponto mais baixo até o topo, na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, em 18 de janeiro de 2018.
O WSL e o Guinness World Records entregaram o prêmio e certificado à Maya em uma cerimônia realizada em frente às ondas na segunda-feira (1).
“Estabelecer esse recorde tem sido um sonho meu por muitos anos”, disse ela.
“Mas claro, depois do acidente em Nazaré em 2013 parecia um sonho muito distante”. Nesse acidente, Maya ficou inconsciente após encarar uma onda pesada.
“O trabalho foi duro em ter uma temporada como a do ano passado, estar 100% novamente e completá-la com um título do Guinness é muito especial”.
Após o acidente, Maya se mudou para Nazaré “para estar mais perto das ondas” e trabalhar para voltar ao seu melhor, assumindo a “maior e mais desafiadora onda”.
O Brasil também tem um detentor para a maior onda surfada por um homem.
Rodrigo Koxa surfou uma onda de 24,38 metros de altura, também em Nazaré, em 8 de novembro de 2017.
Veja o vídeo da brasileira Maya Gabeira pegando a onda que deu o título à ela:
Congratulations @MayaGabeira for making history as the @GWR Women’s XXL Biggest Wave World Record holder. Video by Nuno Dias | #CatchThisWave pic.twitter.com/eJromAjMib
— World Surf League (@wsl) October 1, 2018
Fonte e imagem: Guinness