Pela primeira vez Taiwan exportará para o Japão a fruta chamada shakato (釈迦頭) ou ‘cabeça de Buda’, na tradução livre, pela sua semelhança. Para isso, foi realizada uma coletiva de imprensa em Tóquio, na terça-feira (2) a fim de mostrar as qualidades da fruta.
A equipe do Comitê Agrícola de Taiwan explicou que a cherimoia é amada pelo povo de seu país e que espera agradar ao paladar dos japoneses.
As empresas taiwanesas conseguiram desenvolver um sistema de congelamento rápido, já que da colheita até a mesa, a fruta amadurece muito rápido. Por isso, no passado só atendia o mercado interno.
Com essa tecnologia começou a exportar para os Estados Unidos e a partir deste mês, para o Japão.
A equipe que apresentou a cherimoia informou que já está em negociação com vários supermercados e lojas de departamento japoneses. Se tudo correr bem, a partir deste mês os consumidores poderão comprar as frutas.
A previsão é de exportar 100 toneladas anuais para o Japão.
Cherimoia
Para os incas a cherimoia era oferecida aos deuses por ser considerada a mais saborosa do mundo. Também é chamada de ‘manjar dos deuses’ em boa parte do Planeta pelo seu rico sabor.
Essa fruta pertence à família das anonáceas. Por isso, é prima da pinha, da graviola e da atemoia.
É uma excelente fonte de vitamina C, fornecendo ⅕ do necessário diariamente. É também fonte de carboidratos, potássio, fibras, várias outras vitaminas e minerais essenciais. É livre de colesterol e gordura saturada e pobre em sódio. Por isso, além de saborosa oferece vários benefícios para a saúde.
Indicada para ajuda na imunidade, é anti-inflamatória, beneficia o coração, ajuda na prevenção do câncer, ótima para os ossos e cérebro.
Pode ser servida gelada. Nesse caso, a textura e o sabor doce são de sorvete.
Fonte e foto: NHK