O evento Esperança no Kai aconteceu no sábado (27) na escola japonesa Higashi Shogakkou em Iwakura (Aichi).
O intuito do evento foi a interação entre estrangeiros e os residentes locais. Na escola há muitos estrangeiros dos quais os brasileiros são a maioria.
Este evento está sendo realizado pelo 3º ano consecutivo e em 2018, pais estrangeiros tiveram participação ativa no comitê do PTA da escola Higashi Shogakkou.
Pela primeira vez, os brasileiros ganharam um espaço para falar mais sobre a cultura, diversidades e costumes do Brasil.
“Quando pensamos neste projeto queríamos falar do Brasil em sua extensão, um Brasil de diversidades, rico em culturas, muito calor humano e alegria”, contam Vanessa e Viviane, idealizadoras do projeto e participantes ativas do comitê do PTA.
Contamos com a colaboração da escola que sempre mantém esse contato com os estrangeiros, procurando sempre por uma boa convivência e interação entre todos.
No dia do evento, pais de alunos fizeram apresentação cantada da música Aquarela do Brasil, escrita pelo compositor Ary Barroso em 1939 e mundialmente conhecida através das vozes de grandes cantores da MPB como Gilberto Gil, Carmem Miranda, Caetano Veloso, Gal Costa dentre outros.
A apresentação contou com a participação especial de Mity. “Eu aceitei participar do evento porque é um orgulho representar o nosso Brasil!”, disse ela. “E meu filho ficou muito feliz, quando me encontrou me disse que cantei muito bonito!”.
Houve também uma breve apresentação de capoeira, que é um dos esportes mais famosos no Brasil por sua mistura de arte, cultura popular e musicalidade, com o grupo Camaleão que abrilhantou o evento com muito gingado e alegria.
Além dos integrantes do grupo, houve a participação de dois alunos da escola Higashi Shogakkou, Mayara e Yudi, que já praticam esse esporte.
Pimenta, o professor responsável disse que sempre faz apresentações em escolas japonesas, mas ficou muito surpreso pela quantidade de estrangeiros na escola e acha de mera importância a interação entre todos. Ele ainda diz que gostou muito dos pais e alunos cantando a música da Aquarela do Brasil, e mostra que o Brasil não é só futebol e carnaval.
Uma dança de forró representada por uma das integrantes do comitê do PTA e uma das idealizadoras do projeto, junto ao seu esposo, também fez parte deste evento mostrando uma pequena performance com uma mistura de xote, xaxado e arrasta pé. O esposo Eudes disse que ficou muito feliz com o resultado.
Por fim, com direito a músicas brasileiras tocadas de fundo, foi oferecida uma degustação do famoso churrasco brasileiro acompanhado por pães e vinagrete, o “queridinho” dos japoneses.
O preparo foi feito na manhã do evento por integrantes do comitê do PTA com a colaboração de pais e mães brasileiros. No final foram distribuídos dois dos mais famosos doces típicos do Brasil, brigadeiro e beijinho, como uma lembrança do Brasil.
Vale ressaltar que os ingredientes para tornar essa festa um sucesso foram graças à colaboração dos pais brasileiros dos alunos da escola Higashi Shogakkou.
O evento teve sucesso garantido pela união e dedicação de todos os envolvidos pra fazer deste pequeno momento o começo de outras e novas oportunidades.
Fotos e texto: Vanessa Miike- integrante do comitê do PTA e uma das idealizadoras do evento