O furacão Michael deixou “destruição inimaginável” quando atingiu áreas costeiras da Flórida, disse o governador do estado, Rick Scott.
“Muitas vidas mudaram para sempre”, disse. “Muitas famílias perderam tudo”.
As áreas mais atingidas da costa noroeste da Flórida viram casas arrancadas de suas fundações, árvores caídas e postes de luz espalhados pelas ruas.
O furacão Michael tocou o solo na Flórida na quarta-feira (10) com ventos de 250Km/h.
Ele enfraqueceu para uma tempestade quando se movia para a direção nordeste, mas pelo menos seis pessoas morreram, a maioria delas na Flórida.
Mais de 370 mil pessoas na Flórida receberam ordem de evacuação, mas autoridades disseram que muitas ignoraram o alerta.
O Michael chegou à costa de Panhandle da Flórida perto de Mexico Beach por volta das 14h de quarta-feira, uma das tempestades mais fortes que já atingiu os EUA.
Com categoria 4 na escala Saffir-Simpson que vai até 5 e com uma maré de tempestade de 2,7 metros, o furacão arrancou casas de suas fundações e danificou gravemente outras em distritos mais próximos ao mar em Mexico Beach, mostraram imagens de helicóptero.
Vinte sobreviventes foram encontrados na madrugada, divulgou a AP.
Árvores foram derrubadas em Panama City, noroeste de Mexico Beach, prédios foram danificados, barcos e cabos elétricos estavam espalhados por uma vasta área.
Apalachicola, com 2.300 residentes, também foi gravemente afetada, com o prefeito dizendo que cabos espalhados pelo chão estavam dificultando o acesso pela cidade.
O governador da Flórida pediu aos residentes que não retornem as suas casas até as autoridades “garantirem que as coisas estão seguras”, dado o perigo de cabos de eletricidade e outros detritos.
Com ventos reduzidos de 80Km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), o Michael se moveu na direção nordeste atravessando a Georgia e se aproximando de Greensboro, na Carolina do Norte.
Estado de emergência foi declarado em todas as partes da Flórida, Alabama, Georgia e Carolina do Norte.
Aerial footage shows devastation along the Florida Panhandle’s coastline a day after Hurricane Michael made landfall. https://t.co/SjuhFw7OzI pic.twitter.com/LJCU4V1zcd
— ABC News (@ABC) October 12, 2018
Fonte e imagem: BBC