O primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe anunciará formalmente na segunda-feira (15) que o governo aumentará o imposto sobre consumo de 8% para 10% em outubro de 2019.
A informação foi divulgada por fontes do governo neste domingo (14), divulgou o jornal Mainichi.
Abe fará o anúncio após uma reunião extraordinária do Gabinete onde um orçamento suplementar para o ano fiscal de 2018 provavelmente será aprovado.
O premier japonês disse que o governo aumentará o imposto sobre consumo no próximo outono como programado, a menos que uma crise econômica ocorra.
Como a prevista elevação do imposto poderá diminuir o consumo, como observado em aumentos passados, o governo instruirá ministérios e agência a realizarem medidas para prevenir que a economia se deteriore ao encorajar aquisições de casas e veículos através de incentivos, como isenções fiscais.
O Japão aumentou o imposto sobre consumo de 3% para 5% em abril de 1997. A porcentagem foi elevada para os atuais 8% em abril de 2014 sob a administração de Abe.
Embora o aumento do imposto de 8% para 10% seja tratado como o segundo estágio de um aumento de duas fases a partir do de 5% para 8%, Abe adiou o cronograma duas vezes. O primeiro de outubro de 2015 para abril de 2017 e então para outubro de 2019.
Enquanto um aumento de imposto sobre consumo seja sempre impopular com os consumidores no Japão, o FMI- Fundo Monetário Internacional pediu à Tóquio que aumentasse a taxa para garantir receitas sustentáveis e melhorar suas finanças laceradas.
Fonte: Mainichi Imagem: Banco de imagens