Vacina é uma das formas de prevenção contra influenza (CBC TV)
Lavar bem as mãos quando chegar da rua e fazer gargarejo são atitudes que evitam o contágio da influenza. É o que as escolas têm feito, mas em Tsu (Mie), na escola primária Ichishihigashi duas classes foram suspensas, por causa da epidemia. Em outras turmas de outras classes 13 alunos faltaram às aulas na terça-feira (23).
Publicidade
O diretor da escola disse para a reportagem da CBC TV que durante sua carreira foi a primeira vez que presencia epidemia da influenza em outubro. Em geral o pico costuma ocorrer em janeiro ou fevereiro, no inverno.
Segundo o governo de Mie, nas 72 instituições médicas foram atendidos 35 pacientes com influenza na primeira quinzena de outubro. Em relação ao ano passado o número é mais de 2 vezes maior.
O médico de uma clínica de Tsu explicou que no ano passado a vacina estava em falta. “Este ano não há escassez e aqui começamos a aplicá-la na semana anterior”, disse o médico Harada, da Tsu Family Clinic.
O médico Hiroshige Mikamo, do Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário de Aichi, em Nagoia, explica que “mesmo sendo vacinado poderá pegar influenza, mas evita-se que se torne grave. Por isso a partir de novembro recomenda-se vacinar”.
Fontes: CBC TV e Tokyo Shimbun
Foto: CBC TV