Hiroshi Mikitani, fundador, atual presidente e CEO da Rakuten, adotou o inglês como idioma oficial da empresa o inglês. Isso foi em 2010, com olhos voltados para a globalização.
Repentinamente todos os funcionários passaram a usar um idioma que não o pátrio, com dificuldades. Contratou professores de inglês para dar aulas.
O que é TOEIC
O TOEIC-Test of English for International Communication avalia a proficiência na língua inglesa para estrangeiros, especialmente no ambiente de negócios. São dois testes diferentes. Um deles, o mais antigo é o Listening & Reading, com mais de 30 anos. O mais recente é o TOEIC Speaking & Writing, o qual avalia a capacidade de fala e escrita dos candidatos.
Os resultados são avaliados e certificados em pontos. Veja abaixo.
- 185 a 250: Memorized Proficiency
- 255 a 400: Elementary Proficiency
- 405 a 600: Elementary Proficiency Plus
- 605 a 780: Limits Working Proficiency
- 785 a 900: Working Proficiency Plus
- 905 a 990: International Proficiency
Portanto, como pode ver com menos de 600 pontos a comunicação fica comprometida.
Rakuten: média era de 526 pontos
“Foi um desafio”, disse Mikitani na quarta-feira (24), relembrando que a média dos pontos dentro da empresa era de 526, ou seja, elementar.
“Para ser honesto, não estávamos bem preparados. O projeto era muito grande e muito desafiador”, declarou.
Hoje a empresa tem mais de 20% de funcionários de outros países, diferente da época.
Atualmente a média da pontuação subiu para 830, informou Mikitani. Isso confere proficiência suficiente para a comunicação executiva. Portanto, foram 8 anos para aumentar pouco mais de 300 pontos.
Caso queira se desafiar como o CEO da Rakuten, os testes são realizados mensalmente no Japão. Para verificar toque aqui e abrirá a página.
Fonte e fotos: ANN