A Imperatriz Michiko, na ocasião de seu 84º aniversário neste sábado (20), desejou que o Japão tenha uma nova era de paz após a sucessão imperial no próximo ano.
“Estou confiante que, a partir de maio do próximo ano, o príncipe herdeiro cumprirá as tarefas de imperador com seu coração inteiro, assim como sua majestade tem feito”, disse ela em uma declaração, se referindo ao imperador Akihito, que abdicará ao trono em 30 de abril.
O príncipe herdeiro, Naruhito, ascenderá ao trono no dia após a abdicação de seu pai, com base em seu desejo de fazer isso por causa de preocupações com sua idade avançada e saúde debilitada.
No que seria provavelmente sua última declaração a ser emitida em seu aniversário, ela se lembrou dos 30 anos do imperador Akihito ao seu trabalho, e esforços para viver como símbolo de estado e união das pessoas, um papel estipulado na Constituição, assim como cerca dos 60 anos que ela tem estado com ele desde o dia em que se casaram.
Respondendo a uma pergunta da mídia sobre o que ela quer fazer após se aposentar das tarefas oficiais, a imperatriz disse que quer passar o resto de seus dias “pacificamente” ao lado de seu marido e ler o maior número de livros possível, principalmente os romances policiais.
Olhando para o último ano, a imperatriz disse que estava triste pela série de desastres naturais, incluindo as chuvas torrenciais e terremotos, os quais devastaram muitas áreas do Japão e no exterior.
Fonte: Mainichi Imagem: Wikimedia