Equipamento portátil com sensores e laser capturam imagens dos infratores (Asahi)
Pela primeira vez a Polícia da Província de Aichi instalou um equipamento portátil de captura de imagens através dos sensores, das placas dos veículos cujos motoristas excedem na velocidade, dentro do túnel.
Publicidade
Como o novo dispositivo tem um laser de difícil difusão da reflexão, a medição dentro do túnel tornou-se possível.
A nova arma da polícia foi colocada estrategicamente no túnel de Higashiyama, em Nagoia, de pouco mais de 3km, onde a velocidade máxima permitida é de 50km/h.
Poucos motoristas respeitam o limite de 50km/h apesar das placas (Asahi)
Com acesso à via expressa Tomei os motoristas não costumam respeitar o limite de velocidade. Agora, através do raio laser é possível obter a foto da placa do veículo e do motorista infrator.
Na segunda-feira (29), por duas horas, depois das 13h, foram registradas 35 infrações. Todas foram enviadas no mesmo dia e os motoristas já devem ter recebido a notificação na terça-feira ou no mais tardar, na quarta-feira.
A polícia informou que possui 5 equipamentos portáteis. Os Orbis foram colocados em pontos estratégicos, de janeiro a setembro deste ano, sendo usados 178 vezes. O total de notificações enviadas foi de 246 para os motoristas que cometeram excesso de velocidade.
Como nova diretriz a polícia pretende usá-los não só nas vias expressas, mas também nas rodovias onde costumam acontecer acidentes fatais, a fim de evitar mais vítimas.
Fontes: Chunichi e Asahi
Fotos: Asahi