Um robô humanoide de fabricação japonesa falou diante de um comitê de Educação do Parlamento Britânico na terça-feira (16).
Esse é o primeiro robô a fazer um discurso na longa história do parlamento.
Legisladores britânicos olharam com grande interesse quando Pepper, desenvolvido pela empresa de telecomunicações SoftBank Group, apareceu no comitê e fez um discurso em inglês fluente.
Atualmente, o robô tem sua base na Universidade Middlesex, como parte de um projeto de pesquisa conjunto entre o Japão e a União Europeia sobre tecnologias para apoiar cidadãos idosos.
Pepper disse aos legisladores que o projeto visa reduzir a pressão sobre serviços de cuidados da saúde, e também tem o potencial a aumentar a independência, reduzir a solidão e melhorar a qualidade de vida entre os idosos.
O robô também questionou sobre o papel dos humanos na 4ª revolução industrial em curso que inclui a aplicação de inteligência artificial.
Ele respondeu que sempre há necessidade por pessoas que podem criar ideias e pensar além do tradicional que separa as barreiras, para incitar valores a partir da inovação tecnológica.
Fonte e imagem: NHK