Seis mergulhadores de resgate morreram afogados enquanto tentavam salvar um adolescente de um lago de mineradora desativada na Malásia.
Eles estavam em busca de um jovem de 17 anos que poderia ter caído no corpo de água enquanto pescava com seus amigos na quarta-feira (3).
Autoridades disseram que os mergulhadores ficaram presos em um “redemoinho” e fortes correntes repentinas fizeram com que alguns de seus equipamentos se soltassem.
A busca pelo adolescente desaparecido foi retomada na quinta-feira (4) e seu corpo foi encontrado por outros membros da equipe de resgate flutuando na água a cerca de 800 metros de onde ele havia caído, de acordo com o chefe da polícia de Sepang, Abdul Aziz Ali.
“Um dia muito triste”
O adolescente e seus amigos estavam começando a pescar no local no distrito de Sepang no estado de Selangor quando o jovem caiu na água, dizem relatos.
De acordo com Aziz, os mergulhadores seguiram todos os procedimentos de segurança enquanto entravam na água na missão de busca e resgate. Eles estavam usando equipamento de mergulho completo e amarrados a uma única corda.
Aziz disse à agência de notícias estatal Bernama que uma forte corrente “fez com que as vítimas girassem na água”, frisando que isso fez com que seus equipamentos se soltassem.
“Um redemoinho havia se formado na área e a equipe que estava na margem disse que viu os seis mergulhadores lutando para sair”, disse o diretor-geral do Departamento de Incêndio e Resgate, Mohammad Hamdan Wahid, ao New Strait Times.
Todos os homens ficaram na água por cerca de 30 minutos enquanto seus colegas tentavam resgatá-los. Os seis estavam inconscientes quando foram retirados da água e nada mais pôde ser feito.
Segundo Wahid, uma investigação inicial sugeriu que uma parede de inundação (barreira artificial) perto da área não conseguiu conter a água jorrante provocada pela forte chuva no início do dia, causando a forte corrente.
Cerca de 500 pessoas compareceram ao funeral na quinta-feira para homenagear as seis vítimas.
O primeiro-ministro malaio Mahathir Mohamad também expressou suas condolências às famílias das vítimas, pedindo a elas que “se mantenham fortes nesse período desafiador”.
O Departamento de Incêndio e Resgate da Malásia também homenageou seus mergulhadores em um post no Facebook.
Fonte: BBC, Channel NewsAsia Imagem: Youtube/Bulletin TV3