O forte tufão que passou pelo arquipélago japonês no fim de semana deixou pelo menos quatro mortos e 200 feridos.
O tufão Trami, o 24º da temporada, atravessou as áreas leste e norte do arquipélago principal após tocar o solo no oeste no sábado (29), informou a AMJ- Agência de Meteorologia do Japão.
O Trami foi rebaixado para um ciclone extratropical ao largo da costa do Pacífico na província de Hokkaido na tarde de segunda-feira (1º).
O tufão interrompeu amplamente o tráfego de pessoas na região de capitais, forçando operadores de transporte público a cessarem seus serviços no domingo nas áreas central, leste e oeste do Japão. Em Tóquio, a retomada dos serviços sofreu atraso na manhã de segunda-feira para verificação de segurança e por causa de árvores caídas.
Quatro pessoas morreram nas províncias de Yamanashi, Shiga, Quioto e Tottori, enquanto uma pessoa está desaparecida em Miyazaki, de acordo com autoridades locais.
Em Tottori, um caminhoneiro de 50 anos morreu em um deslizamento. Enquanto isso, um homem foi encontrado morto em um rio em Yamanashi.
Pessoas ficaram feridas em 30 das 47 províncias do país, de acordo com um cálculo da agência Kyodo.
Em um ponto, mais de um milhão de lares em todo o país sofreram falta de energia devido a danos no sistema de transmissão.
Tufão 25
O tufão de número 25, chamado Kong-Rei, ganhou potência na manhã de segunda-feira (1.º) e foi classificado como forte. Ele poderá seguir o mesmo curso do Trami.
Toque aqui para saber mais.
Fonte: Japan Today Imagem: NHK