Se você pensou que o projeto adiado por um longo tempo para lançar uma réplica em tamanho real do malfadado RMS Titanic estava naufragado, pense novamente.
Assim como Celine Dion cantou em 1997, o projeto de viagem “will go on and on” (continuará e continuará).
Clive Palmer, político e homem de negócios australiano que está por trás da controversa iniciativa, anunciou em setembro que o trabalho no navio havia sido recomeçado – após uma disputa financeira com o governo chinês ter interrompido o desenvolvimento em 2015. A ideia surgiu pela primeira vez em 2012.
O novo navio será uma cópia idêntica do transatlântico mal afamado, que naufragou em 1912 após uma colisão contra um iceberg.
Para evitar a repetição do desastre, o Titanic II será equipado com muitos salva-vidas e terá um casco soldado, não rebitado, além de sistema moderno de navegação e equipamento de radar.
“O navio seguirá a jornada original, transportando passageiros de Southampton a Nova York, mas ele também vai viajar pelo globo, inspirando e encantando pessoas enquanto atrai atenção incomparável, intriga e mistério em cada porto por onde passar”, disse Palmer em uma declaração.
A viagem inaugural, no entanto, levará os passageiros de Dubai a Nova York, divulgou a CruiseArabia, com a primeira navegação agendada para 2022.
A Blue Star Line disse que o navio de nove andares será lar para 85 cabines, instaladas para acomodar 2.435 pessoas. Os passageiros também poderão comprar bilhetes para a primeira, segunda ou terceira classes, como no original.
O Titanic II será equipado como original, incluindo a grande escada que representa um papel memorável no filme de James Cameron.
Há outra réplica do Titanic a caminho. Em 2016, a notícia veiculada é que a China estava construindo uma ao custo estimado de 145 milhões de dólares. A ideia é que ele ficará ancorado permanentemente em uma represa no Rio Qijang.
Enquanto isso, turistas abastados logo poderão ter a chance de mergulhar até o local onde estão os destroços do Titanic original. A empresa americana OceanGate está agendando viagens de mergulho para 2019, ao custo de cerca de 105 mil dólares por pessoa.
Mais de 100 anos depois da primeira e única viagem do Titanic, o interesse global no navio fadado não mostra sinais de que vai desacelerar.
Especificações técnicas no vídeo abaixo:
Fonte: CNN Imagem: YouTube/United Australia Party