A West Japan Railway Co (JR West) decidiu revisar uma prática dentro de seu treinamento de trabalho em que seus funcionários sentam perto de um trem-bala passando a uma velocidade de 300Km/h em um túnel da linha Sanyo Shinkansen para sentir como é a pressão do vento.
Uma união trabalhista pediu que a prática seja abolida, insistindo que é muito perigosa. A JR West disse que mudaria o método de treinamento, colocando os funcionários para verem o shinkansen passar através de uma cerca ao longo da ferrovia no lado de fora do túnel, a partir de novembro.
De acordo com a JR West, o treinamento vinha sendo conduzido desde fevereiro de 2016 com funcionários que são responsáveis pela verificação dos vagões.
No treinamento, eles ficavam agachados em trechos de passagem de 1 metro de largura por 1 metro de profundidade, os quais estão localizados entre as linhas de entrada e saída, com a finalidade de sentir a pressão do vento, sons e vibrações dos trens-bala que passam.
Um total de 28 práticas do tipo foram realizadas desde o fim de setembro, com cerca de 230 funcionários participantes no total.
A prática foi solicitada em agosto de 2015 por causa de um acidente em que uma cobertura de metal se desprendeu de um vagão de shinkansen quando ele passava por um túnel na província de Fukuoka. O acidente, que deixou um passageiro ferido, aparentemente ocorreu devido principalmente por causa de um parafuso frouxo que deveria fixar a cobertura.
A JR West enfatizou a importância do treinamento ao dizer “através desse método, os funcionários podem sentir o impacto quando peças se desprendem, enquanto sentem a pressão do vento. Nesse sentido é eficaz para aprender a importância da segurança e responsabilidade no trabalho”.
Contudo, a União de Trabalhadores da West Japan Railway, que tem cerca de 700 membros, recebeu relatos de alguns participantes dizendo: “Que efeito há em nos fazer sentir medo?”
Em resposta, a união pede à JR West desde maio do ano passado que interrompa esse treinamento.
Fonte: Yomiuri Imagem: Mainichi, Youtube/ FNN.jpプライムオンライン, banco de imagens