A Itália vem sendo atingida por ventos ferozes e chuva que deixaram pelo menos 11 mortos nas áreas oeste e norte, enquanto escolas e locais turísticos estão fechados em várias regiões para garantir a segurança das pessoas.
Ventos de até 180Km/h foram registrados e dois tornados atingiram o centro da cidade costeira de Terracina, deixando uma vítima fatal e outras 10 pessoas feridas.
Em Veneza, águas invadiram a maioria das praças e passagens famosas da cidade. Segundo oficiais, 75% de Veneza está agora debaixo d’àgua.
A Praça de São Marcos, na central de Veneza, foi fechada na tarde de segunda-feira (29) após o nível da água ter atingido o “acqua alta” (água alta) de 156cm. Esse é o quarto nível mais alto já registrado.
Além de Veneza no norte, houve relatos de forte ventania, árvores caídas e deslizamentos.
Tourists and residents in Venice’s famous St. Mark’s Square wade in nearly waist deep water as the city experienced its worst flooding since 2012. https://t.co/hAIxL1eiis pic.twitter.com/Yvv8fpVbFa
— ABC News (@ABC) October 30, 2018
Na região de Veneto, uma área mais ampla, um homem morreu após uma árvore cair sobre ele. Um bombeiro voluntário também perdeu a vida na região de fronteira no nordeste, Alto Adige.
Um homem de 61 anos foi encontrado morto em um rio próximo a Belluno, em Veneto, perto de onde seu carro havia sido encontrado antes.
Uma mulher morreu quando sua casa foi atingida por um deslizamento e o corpo de um pescador foi encontrado após ele ter ido verificar seu barco em um lago em Trento. Ao sul de um resort praieiro de Rimini, um kitesurfista de 63 anos morreu após ter sido lançado contra as rochas.
Em toda a Itália, seis pessoas morreram na segunda-feira e outras mortes foram confirmadas na terça-feira.
Algumas das piores condições foram registradas na costa oeste, principalmente em Liguria.
Mais ao sul, a província costeira de Grosseto disse que sofreu um evento “desastroso” enquanto árvores foram derrubadas na capital Roma e em Nápoles, onde um estudante de 21 anos morreu.
Dois tornados arrancaram telhados de prédios em Terracina, ao sul de Roma.
Meteorologistas alertam que o mau tempo vai continuar. O transporte e fornecimento de energia também foram interrompidos.
Veja a situação de Veneza no vídeo abaixo:
Venice, Italy is dealing with its worst flooding since 2012, reaching 43 inches deep in St. Mark’s square, after heavy rains caused water levels to rise and forced residents and visitors to navigate through the waters. https://t.co/SiEVBAdmGk pic.twitter.com/bvZEagFJlf
— ABC News (@ABC) October 30, 2018
Fonte: BBC Imagem: NHK, Twitter