A Índia inaugurou a estátua mais alta do mundo, cuja construção custou 430 milhões de dólares.
A estrutura de 182 metros de altura que fica no estado de Gurajat, no oeste da Índia, é um tributo revestido de bronze ao líder da independência Sardar Vallabhbhai Patel.
O primeiro-ministro Narendra Modi disse que a “estátua da unidade” serviria como uma grande atração turística.
Contudo, os residentes locais dizem que isso é um grande desperdício de dinheiro público e que os fundos poderiam ter sido usados de melhor maneira.
Modi, que inaugurou a estátua em um grande evento, disse que ela é “um símbolo da integridade e determinação da Índia”.
Ela é quase duas vezes maior que a Estátua da Liberdade de Nova York e ultrapassou a altura do Buda do Templo da Primavera na China, que tem 128 metros, anteriormente a estátua mais alta no mundo.
Mas a estátua da unidade não continuará sendo a mais alta do mundo por muito tempo. O governo do estado de Maharashtra está construindo um memorial para o rei guerreiro de Maratha, Shivaji, cuja altura estimada é de 190 metros.
Patel foi o primeiro ministro de assuntos internos da Índia e vice-primeiro ministro. Ele era conhecido como o “Homem de Ferro da Índia” após ter persuadido estados feudais a se unirem e se tornarem parte do estado indiano após a indepedência.
Autoridades esperam que o local, situado a cerca de 200Km da principal cidade de Gujarat, Ahmedabad, atraia cerca de 2,5 milhões de turistas anualmente e ajude a aumentar a economia local.
Os visitantes poderão subir até a galeria de visualização que fica perto da parte do peito da estátua, a uma altura de 153 metros.
Fonte e imagens: BBC