Em breve na China: uma fábrica onde robôs construirão robôs.
A empresa suíça ABB Group disse em uma declaração em 27 de outubro que planeja construir uma “Fábrica do Futuro” de 150 milhões de dólares em Xangai, na China.
Essa fábrica será o local de produção robótica com a mais sofisticada tecnologia no planeta, disse a empresa. A previsão é que seja aberta em 2020.
A ABB Robotics produz robôs industriais que podem ser movidos para outras fábricas e assumir tarefas como montar carros, eletrônicos ou preparar comida.
A fábrica em Xangai será sede para uma pesquisa em inteligência artificial e humanos vão trabalhar junto com os robôs.
O robô YuMi da empresa, um tipo de dispositivo com dois braços e sem cabeça designado para trabalhar com pessoas, será colocado em uso prático no térreo da fábrica.
Carrinhos autopilotados também seguirão robôs em toda a fábrica, transportando materiais necessários, de acordo com um press release.
A fábrica em Xangai acrescenta aos mais de 2.4 bilhões de dólares que a ABB investiu na China, considerado um mercado fundamental para a empresa desde 1992.
A meta da empresa não era construir a maior fábrica, mas sim o espaço mais “flexível”, de acordo com Per Vegard Nerseth, diretor de gestão no negócio robótico da ABB, que produz robôs industriais e software para empresas em todo o globo.
Ao invés de linhas de montagem fixas, a fábrica em Xangai fará uso de uma rede móvel em que os objetos vão circular pelo local assim que forem construídos.
A ABB também tem plantas robóticas em Vasteras, na Suíça e em Auburn Hills, em Michigan. A decisão de investir pesado na China ocorre enquanto uma guerra comercial estoura entre Pequim e Washington.
Fonte e imagem: CNN