Autoridades da província de Gifu tomaram uma medida preventiva para a evitar a peste suína clássica que vem infectando javalis silvestres. Para que não coloque as pessoas em risco, a caça do javali está proibida em pelo menos 20 cidades, até 15 de março do ano que vem.
A descoberta da infecção foi na primeira quinzena de setembro. A peste suína clássica, também chamada de cólera dos porcos, infectou javalis silvestres, encontrados mortos nas florestas de Gifu. No começo foram 8 nas cidades de Gifu e Kakamigahara. No entanto, esse número foi crescendo, bem como a área onde os animais silvestres eram encontrados. A área se estendeu até Kani.
Diante disso, as autoridades de Aichi também tomaram a mesma providência. A caça do javali está proibida nas florestas das cidades de Inuyama, Komaki e Kasugai. A medida é porque o local do último javali infectado fica muito próximo de Inuyama, ou 1km da divisa.
Até domingo já foram encontrados 43 javalis mortos, com confirmação de que a causa foi a peste suína.
As autoridades de Gifu não informaram a origem da cólera dos porcos, uma vez que o Japão estaria livre dela. As formas de transmissão estão alimentos ou água contaminados, também por contato com outros animais infectados ou uso de equipamentos sujos.
Fontes: Asahi e Tokai TV
Foto: Tokai TV