Na semana passada, exploradores científicos capturaram uma água-viva em uma pose tão eletrizante que estão a chamando de “Medusa psicodélica”.
Os cientistas sugerem que a água-viva, chamada oficialmente de Rhopalonematid jelly Crossota Millsae, flutua um pouco acima do leito marinho, enquanto seus tentáculos alcançam 360 graus prontos para picar sua presa.
O raro avistamento ocorre quando um trabalho estava sendo realizado no Okeanos Explorer, um navio da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA). Desde 30 de outubro de 2018, sua missão tem sido explorar o fundo do mar ao largo da costa de Porto Rico e das Ilhas Virgens dos EUA como parte da expedição Océano Profundo 2018.
O navio envia veículos operados remotamente (ROVs) a uma distância de aproximadamente mil metros abaixo e transmissões de vídeo voltam para os cientistas que estão acima. As imagens os ajudam a ver e entender as partes mais profundas e escuras do oceano.
Descobertas no fundo do mar vêm cativando a atenção do grande público nos últimos anos. A imagem da água-viva hipnotizante aparece poucos meses após cientistas da NOAA e seus parceiros terem descoberto um sistema de recifes de corais no fundo do mar quese estende pela costa da Virgínia até a da Georgia.
Em uma postagem de blog no site da NOAA, cientistas dizem que pegar criaturas marinhas nessas poses simples e naturais os permite entender mais sobre como elas se desenvolvem. O apoio do público pode levar a uma exploração continuada dessas áreas desconhecidas e de criaturas marinhas que lá vivem.
A NOAA vem compartilhando as imagens capturadas por seus ROVs e postando uma variedade colorida de vídeos e fotos em seu site.
Toque aqui para abrir a página da NOAA e assistir ao vídeo dessa incrível criatura marinha, a “Medusa psicodélica”.
Fonte: CNN Travel