O Gabinete do governo japonês aprovou na sexta-feira (2) a emenda à legislação relacionada ao controle da imigração, para permitir a entrada de novos trabalhadores estrangeiros, em grande escala.
Com a escassez de mão de obra, a emenda prevê duas novas qualificações intituladas de tokutei gino (特定技能) ou habilidades específicas, de números 1 e 2.
O de habilidades específicas n.º 1 será concedido aos estrangeiros que tenham um grau considerável de conhecimento da área específica. Poderá permanecer por até 5 anos, mas o acompanhamento da família não é permitido.
O de habilidades específicas n.º 2 é para os profissionais já bem qualificados, com experiência. Para esses não há prazo pré-estabelecido de permanência e podem vir acompanhados da família.
O governo considera que atenderá à demanda de 14 segmentos diferentes, como agricultura, construção civil, entre outros.
Também foi aprovada a emenda para alterar a lei sobre a criação da Agência de Gestão da Imigração e dos Residentes, substituindo o atual Departamento de Controle de Imigração.
O projeto da emenda irá para aprovação da Câmara dos Representantes no dia 8. Mas vai enfrentar questionamentos pela oposição, pois ela entende que não se deve apressar e requer mais discussão.
Fontes: Chunichi e NHK
Foto: NHK