O ministro da Agricultura, Florestas e Pescas, Shuichi Takatori, convocou uma reunião com o governador da província de Gifu e com o prefeito para intervir na questão da febre suína clássica. As autoridades se reuniram no palácio do governo na manhã de quarta-feira (21).
Tomou essa atitude depois da confirmação que mais 1 porco foi encontrado e sacrificado, na cidade de Gifu, na semana anterior. Até o momento são dois porcos.
No total já são 52 javalis silvestres encontrados mortos com a cólera dos porcos. Em setembro foi confirmado o primeiro caso na província, depois de 26 anos, quando o problema teria sido controlado no Japão.
Suspensão da exportação de carne suína
O ministro ordenou às autoridades de Gifu que promovam a gestão do saneamento. De acordo com pesquisa efetuada pelo ministério foi detectada que não estão sendo cumpridas as medidas preventivas. A investigação apurou o não uso de botas especiais e desinfecção inadequada.
A gestão da cidade de Gifu criou uma equipe de investigação para avaliar a correspondência aos resultados encontrados.
O ministro informou que a febre suína clássica de Gifu foi a causa da suspensão da exportação de carne de porco para Taiwan.
Fontes: Nikkei, Asahi e CTV