Os compradores japoneses de petróleo bruto iraniano poderão se preparar para retomar as importações da nação do Oriente Médio após Tóquio ter recebido uma isenção das sanções dos EUA que entraram em vigor nesta semana, disse o ministro do comércio Hiroshige Seko na terça-feira (6).
Isenções foram concedidas aos maiores clientes de petróleo do Irã – Japão, China, Índia, Coreia do Sul, Taiwan, Itália, Grécia e Turquia – o que permite a eles importarem pelo menos por outros 180 dias.
As exportações de petróleo do Irã caíram bruscamente desde meados deste ano quando o presidente dos EUA Donald Trump disse que iria reimpor as sanções sobre o Teerã por causa de seu polêmico programa nuclear, mas com isenções em mãos, os grandes compradores de petróleo da nação do Oriente Médio poderão aumentar os pedidos logo no próximo mês.
“Seria de julgamento das empresas privadas de petróleo, mas com base na decisão, as empresas (japonesas) provavelmente se preparariam para retomar as importações de petróleo bruto do Irã”, disse Seko aos repórteres.
A contar de setembro, o petróleo bruto iraniano contou por 5% do consumo do óleo natural do Japão e, como comentado pelo chefe da Associação Petrolífera do Japão, Takashi Tsukioka, Tóquio tentará manter uma boa relação com o Teerã apesar das sanções.
Fonte: Agência Reuters Imagem: Banco de imagens