Um japonês foi preso por crueldade contra animais e contrabando após seis lagartos australianos terem sido encontrados em sua bagagem, disse a Força de Fronteira Australiana na sexta-feira (9).
O homem de 45 anos foi interceptado enquanto tentava embarcar em um voo com destino a Hong Kong da capital australiana de Perth na quinta-feira (8).
Seis lagartos foram encontrados embrulhados em toalhas de papel e embalados de forma apertada em uma sacola de pano dentro de sua bagagem despachada, disse a Força de Fronteira em uma declaração.
É alegado que os lagartos foram pegos de vários locais da Austrália Ocidental com alguns mantidos em sacolas de juta por até oito dias sem comida e pouca água.
O “Bobtail Lizard” é uma espécie de lagarto de movimentos lentos com caudas distintas e arredondadas. Os animais adultos podem chegar a 35cm de comprimento.
A espécie nativa australiana tem um valor de 10 mil dólares australianos (U$7.200) cada uma no mercado clandestino internacional.
A penalidade máxima para atos de comércio de animais silvestres sob a lei australiana é de 10 anos de prisão e uma multa de até 210 mil dólares australianos para os indivíduos.
Fonte e imagem: Mainichi