A NHK soube que 125 estrangeiros morreram em acidentes relacionados a trabalho no Japão durante um período de 10 anos até 2017.
O número representa somente aqueles elegíveis para indenização.
O ministério do trabalho compilou estatísticas pela primeira vez relativas a mortes de estrangeiros relacionadas a acidentes de trabalho. Trabalhadores estrangeiros, incluindo os chamados estagiários técnicos, estão geralmente engajados em tarefas perigosas.
De acordo com o ministério, houve vários casos em que as barreiras do idioma levaram a uma compreensão insuficiente de procedimentos de trabalho em fábricas industriais ou locais de construção, o que resultou em morte.
Um advogado bem versado na questão sobre trabalho estrangeiro, Shoichi Ibusuki, disse que famílias enlutadas geralmente ficam impossibilitadas de receber indenização do estado por causa do pouco conhecimento sobre como consegui-lo ou acham difícil fazer a solicitação devido à barreira do idioma.
O advogado pediu ao governo que examine casos passados e elabore medidas para prevenir acidentes envolvendo trabalhadores estrangeiros.
O Japão está considerando expandir as categorias de trabalho para estrangeiros a fim de endereçar a grave falta de mão de obra no país.
Fonte: NHK