A decisão foi em Paris, por volta da 1h de sábado (24), no horário Japão. O juri decidiu por Osaka, derrubando as candidatas Ecaterimburgo, da Rússia, e Baku, capital do Azerbaijão. Dos 245 votos 153 foram a favor da capital que fica em Kansai.
O tema defendido por Osaka é “o design da vida pulsante na sociedade do futuro”.
“Queremos realizar uma expo fascinante, a qual proporcionará sonhos e esperança para todos”, exclamou Hiroshige Seko, Ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, presente em Paris.
É a segunda vez que Osaka foi escolhida, sendo que a primeira foi em 1970, portanto, 55 anos depois. O Japão sediará a terceira expo, já que foi realizada uma anterior em Aichi, em 2005.
O local tem área de 390 hectares dos quais 100 serão usados para a Expo 2025 em Yumeshima, ilha artificial. Há expectativa de 28 milhões de visitantes.
Alegria do povo de Osaka
Ninguém se lembrou do frio e à 1h o povo estava pronto para ver o resultado sendo transmitido ao vivo no telão digital em Dotonbori, na região central de Nanba.
Foi pura alegria para o público que vibrou mostrando cartazes e gritando de alegria, “Osaka, Osaka”.
O que é Expo
A primeira da história foi Expo 1851, em Londres. Posicionou-se como uma feira industrial gigante dos países industrializados, marcados pela Revolução Industrial. No século 20 as feiras gigantes tinham expositores para mostrar o que tinham de melhor em evolução tecnológica, como foi a de Aichi.
Antes de Osaka acontecerá a Expo 2020 em Dubai, a primeira no Oriente Médio. O tema é “unindo mentes para criar o futuro”.
Se ainda não conhece a famosa Torre do Sol em Osaka, símbolo da Expo 1970, toque aqui para ler a matéria.
Fontes: ANN e Asahi