No outono-inverno os aquecedores são um aliado para espantar o frio. Mas também podem se tornar inimigos com o mau uso.
O NITE-Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação anunciou dados dos últimos 5 anos, na quinta-feira (22).
No período de 2013 a 2017 o instituto registrou 1.064 incidentes e acidentes relacionados aos aquecedores. Entre eles o elétrico e o de querosene são os que mais chamam à atenção.
Dos 1.064 acidentes 770 provocaram incêndio, resultando em 107 vítimas fatais. Em 71% dos casos foram de idosos na faixa de 70 anos em diante.
O instituto alerta para o uso com cuidado, pois no feriado de final e começo de ano ocorre pico de acidentes.
Confunde querosene com gasolina
Uma das piores situações é o abastecimento do tanque de querosene. Ao invés desse produto coloca-se por engano a gasolina.
A gasolina é altamente volátil e, como resultado do aquecimento do tanque com o calor durante a operação, a pressão interna do tanque sobe e transborda. Ao reacender o aquecedor ocorre a inflamação, o que pode resultar em incêndio da residência. Por isso, o alerta é para jamais abastecer com gasolina.
No caso de necessidade de ter tanques de reserva dos dois combustíveis a recomendação é separar visivelmente os dois. Assim, evita-se o erro.
Mau uso dos aquecedores
O mau uso de outros aquecedores, mesmo os elétricos, podem causar danos. Por isso, independente do tipo de aparelho a recomendação é tomar cuidado para desligá-los ao dormir, para não correr o risco do cobertor ou futon tocar neles. Tem sido causa de incêndio também.
Tomar cuidado com as crianças ao redor deles e jamais deixar brinquedos, roupas, toalhas, futon, entre outros, por perto.
Sempre que desligar o aquecedor a dica é remover o plugue da tomada.
Fonte: NITE