O tradicional banho de ofurô do Japão agora tem eficácia comprovada cientificamente. Um grupo de pesquisa da Universidade de Chiba realizou uma grande pesquisa no país. Constatou que o banho de ofurô é uma eficiente medida preventiva para não precisar dos cuidados com enfermagem na terceira idade.
Com a intenção de verificar os efeitos positivos do ofurô, na saúde, pesquisou durante 3 anos em 18 cidades do Japão. O alvo foi de 14 mil idosos que não necessitam de cuidados de terceiros ou de enfermagem.
A pesquisa cruzou as informações de quantos banhos de ofurô semanais com os dados de saúde do público alvo após 3 anos.
Como resultado, os idosos que entram no ofurô 7 vezes ou mais, por semana, no inverno têm um risco 29% menor de se entrar na condição de cuidados de terceiros do que os que entram 2 vezes por semana ou menos.
O grupo de pesquisa afirma que o banho de ofurô para os idosos pode ser utilizado como medida de prevenção a acidentes e doenças.
O médico Akio Yagi do Hospital Universitário de Chiba comemora o resultado. “Conseguimos provar academicamente que o banho de ofurô diariamente é importante para a saúde. Para os idosos que moram sozinhos é importante incentivar o uso do ofurô nas instalações públicas ou de atividades para a terceira idade”, declarou.
Que tal desfrutar mais do ofurô de casa ou ir a sento (casa de banho) e onsen (águas termais)?
Fonte: NHK Foto: Flickr