Lista da BBC das 100 mulheres mais influentes do mundo (BBC)
Duas japonesas, uma astrônoma de 23 anos e uma aprendiz de língua inglesa de 90, foram incluídas na lista das 100 mulheres mais influentes do mundo do ano 2018 selecionadas pela rede britânica BBC.
Publicidade
Yuki Okoda, estudante de pós-graduação em Física na Escola de Ciência da Universidade de Tóquio, foi a primeira a descobrir material denso na forma de um disco em torno de uma estrela recém-nascida que pode ser uma precursora de um sistema planetário.
“Eu me sinto muito feliz, mas ainda me pergunto por que fui escolhida. Espero que essa seja a oportunidade para muitas pessoas ficarem interessadas na minha pesquisa”, disse Okoda em uma entrevista feita em 23 de novembro.
Yuki Okoda, 3ª foto na segunda fileira da esq. p/ a dir. (BBC)
A outra japonesa na lista é Setsuko Takamizawa, que atraiu a atenção as pessoas ao aprender inglês usando um smartphone, apesar de sua idade, com a meta de trabalhar como voluntária nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2020.
“Estou muito feliz”, disse ela no Twitter.
De acordo com o perfil @Grandma_English no Twitter, o qual destaca os esforços diários de Takamizawa para aprender inglês, ela fez 90 anos em 23 de agosto. Sua neta envia à ela uma palavra em inglês por dia através do aplicativo Line.
Setsuko Takamizawa de 90 anos e seu esforço para aprender inglês com a meta de ser voluntária nas olimpíadas de Tóquio em 2020 (BBC)
A BBC exibe sua lista das 100 mulheres mais influentes do mundo desde 2013. A seleção deste ano foi anunciada em 19 de novembro.
A falecida apresentadora Mao Kobayashi, que estava escrevendo sobre sua luta contra o câncer em um blog, e a ex-tenista profissional Kimiko Date, apareceram na lista em 2016 e 2017, respectivamente.
Quer ver a lista completa? Toque aqui para abrir (em inglês)
Fonte: Japan Times