O Rolls-Royce cabriolet usado pela família imperial desde 1990 será substituído por um outro conversível, desta vez japonês, anunciou o governo.
Desfile em 19 de novembro de 1990, após a cerimônia de posse (arquivo do Asahi)
O veículo da família imperial da era Heisei, em uso desde desfile de cerimônia de posse, será substituído para o da nova era no próximo ano. A marca ainda não foi definida.
Publicidade
O Rolls-Royce, marca inglesa, foi adquirido por 40 milhões de ienes para o desfile do 125.º a tomar posse. Imperador Akihito e Imperatriz Michiko desfilaram para o povo em novembro de 1990.
As majestades em desfile para abrir a Era Heisei (arquivo do Asahi)
Foi usado pela segunda e última vez quando do desfile do casamento do príncipe Naruhito com a princesa Masako, em 1993. No próximo ano será a vez deles desfilarem como imperador e imperatriz, marcando o início de uma nova era e a despedida também do carro.
Príncipe Naruhito e princesa Masako no desfile (Response)
Levando em conta que para efetuar os reparos necessários do Rolls-Royce gastaria uma verba de cerca de 10 milhões de ienes, o governo considera adquirir um novo. Será usado, inclusive, para as cerimônias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2020.
O desfile está programado para acontecer em 22 de outubro do próximo ano, depois da cerimônia oficial, data considerada feriado.
O governo está considerando planejar um dia de reserva caso chova nessa data. A análise está sendo efetuada em conjunto com o comitê da cerimônia.
Fontes: Asahi e FNN