Reflexão: Dia Mundial de Combate à AIDS

Para lembrar: 1.º de dezembro é uma data estabelecida pela ONU para o combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida-AIDS, desde 1988.

Campanha de prevenção a AIDS (PicPedia/Wikipedia)

No mundo todo o número de pessoas portadoras de HIV-vírus da imunodeficiência humana ultrapassa 36,7 milhões (2016). A cada dia novas 5 mil pessoas são infectadas.

Publicidade

A pessoa pode estar infectada pelo HIV, sendo soropositiva. Pode viver sem a manifestação dos sintomas e não desenvolver a Aids, como pode apresentar os sintomas e fazer tratamento.

No Japão o total de novas pessoas infectadas pelo HIV em 2017 foi de 976, sendo 938 do sexo masculino e 38 do feminino. Dessas, 152 pessoas são estrangeiras.

A grande maioria dos novos casos, ou 709 casos, foram através de relações homossexuais, mas também de heterossexuais (149) e de transmissão de mãe para o bebê (3). O maior público é da faixa etária dos 25 aos 44 anos.

A soma total dos pacientes até 2017, com HIV, é de 19.896, com maioria do sexo masculino; sendo que 3.233 são estrangeiros.

AIDS no Japão

O número de pacientes japoneses com AIDS é de 7.587, somados aos 1.349 estrangeiros, totalizando 8.936 pessoas. A faixa etária mais frequente é dos 35 aos 54 anos, mas também se observa um número relativamente alto a partir dos 60 anos.

Em 2017 foram 3.042 novos pacientes, sendo 2.505 japoneses e 537 estrangeiros.

Até o final do ano anterior os pacientes latino-americanos de HIV somam 313 e de AIDS 205, dentre os estrangeiros.

Como se prevenir da AIDS

As atitudes para prevenção à HIV e AIDS são:

  • uso de preservativo durante a relação sexual
  • não usar agulha de injeção compartilhada
  • a gestante com HIV e AIDS deve se tratar para não transmitir ao feto/bebê

Para lembrar da data (Flickr)

O que não é contagioso

Usar toalete público, piscina, compartilhar do mesmo prato de refeição, levar picada de inseto, pessoa ao tossir ou espirrar, segurar o corrimão da escadaria, entre outros, ao contrário do que se imagina, não entram na lista dos riscos de contágio. Fique tranquilo.

Onde fazer o teste

Todas as prefeituras disponibilizam testes gratuitos e confidenciais, sem precisar da identificação com nome completo. Basta procurar pelo Centro de Saúde Pública (保健所, lê-se hokenjo). Dependendo do porte da cidade pode ter mais de um.

Informações sobre AIDS em outros idiomas

Se seus filhos leem somente em japonês, pode tocar aqui para abrir uma página contendo vários livretos, ilustrados e bem explicados.

Para outros idiomas, como português, espanhol, tagalog e outros, veja a lista das entidades. Toque sobre o nome para abrir a respectiva página web.

Compartilhe esta informação com seus amigos!

Fontes: Fundação Japão para Prevenção da AIDS e API (governo)

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Infecções por ‘superbactérias’ podem estar relacionadas a endoscópios da Olympus

Publicado em 27 de novembro de 2018, em Notícias do Mundo

Entre 2012 e 2015 mais de 190 infecções por “superbactérias” após o uso de endoscópios produzidos pela japonesa Olympus foram relatados na Europa e EUA.

Cerca de 50 ações judiciais foram movidas contra a fabricante japonesa de equipamentos ópticos buscando indenizações por causa das infecções causadas pelas superbactérias (imagem ilustrativa/ banco de imagens PM)

Mais de 190 infecções por “superbactérias” após o uso de endoscópios produzidos pela japonesa Olympus foram relatados na Europa e EUA entre 2012 e 2015, de acordo com uma investigação realizada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos – ICIJ, na sigla em inglês.

Publicidade

O ICIJ também revelou que um executivo da Olympus em Tóquio enviou um email em 2013 ao braço dos EUA declarando “Não é preciso comunicar todos os usuários ativamente” sobre a possibilidade de infecção devido ao uso dos duodenoscópios da Olympus.

“Você só deveria se comunicar com o usuário que fizer uma pergunta”, dizia o email apresentado como evidência em ações judiciais.

Vários dos indivíduos infectados com bactérias resistentes a antibióticos morreram, apesar de não haver a certeza de que suas mortes foram o resultado direto da infecção, disse o consórcio que a Kyodo News também é participante.

As infecções podem ter ocorrido devido a dificuldades na limpeza e esterilização do equipamento.

O site Kaiser Health News dos EUA relatou que pelo menos 35 pessoas morreram desde 2013 após desenvolver infecções ligadas aos duodenoscópios da Olympus.

Cerca de 50 ações judiciais foram movidas contra a fabricante japonesa de equipamentos ópticos buscando indenizações por causa das infecções causadas pelas superbactérias.

Em 2015, a FDA- Food and Drug Administration dos EUA emitiu um alerta para a empresa por falhar em relatar prontamente as infecções bacterianas mesmo tendo consciência sobre elas em novembro de 2012.

A Olympus se recusou a comentar porque isso “poderia influenciar” os processos das ações judiciais.

A imagem acima, sem data, mostra o duodenoscópio TJF-Q180V da Olympus (Olympus)

Os duodenoscópios TJF-Q180V que podem ter causado as infecções vinham sendo vendidos desde 2010 na Europa e EUA, de acordo com um relatório compilado por um legislador dos EUA e documentos de ações judiciais.

Mais de 190 pessoas foram infectadas em 17 instituições médicas nos EUA, Holanda, França e Alemanha.

Autoridades europeias, suspeitando que as infecções poderiam ser o resultado de dificuldades em limpar os endoscópios, ordenaram à Olympus que alertassem os usuários do equipamento sobre a possibilidade.

Após o alerta de segurança ter sido emitido pela Olympus na Europa em janeiro de 2013, o número de infecções na região foi de aproximadamente 50, significantemente menor que os cerca de 140 nos EUA.

Separadamente, uma análise de dados feita pela ICIJ conduzida desde a primavera mostraram que mais de 5.4 milhões de casos de problemas de saúde ligados a equipamentos médicos, incluindo os duodenoscópios da Olympus e produtos de outras fabricantes, como marca-passo e dispositivos intrauterinos, foram relatados ao FDA nos últimos 10 anos.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão