Parece óbvio que as lojas de conveniência funcionem 24 horas nos 365 dias do ano e que os estabelecimentos comerciais trabalhem sem nenhuma folga. Na realidade essa comodidade para o consumidor começou na década de 90.
Mas em 2019 estreia-se um novo jeito de trabalhar. As empresas querem proporcionar 1 ou 2 dias de folga para seus funcionários. Afinal, com falta de mão de obra é preciso assegurar a que tem.
A rede de restaurantes especializados em lámen – Korakuen – foi uma das primeiras a anunciar que estará de portas fechadas no primeiro dia do novo ano. Das 520 lojas 400 encerrarão o expediente às 15h de 31 de dezembro e retornam no dia 2.
“Poder passar o Ano Novo com os familiares aumenta a motivação dos funcionários o que reflete na satisfação dos clientes”, explicou um representante da Korakuen Holdings.
Outras redes que já informaram que fecharão quase todas as lojas no Ano Novo são a Royal Host e Tenya.
Tendência nas lojas de conveniência e supermercados
A rede Seicomart, de lojas de conveniência com forte atuação em Hokkaido também já informou que vai dar folga aos funcionários das 600 unidades.
“Com a folga no Ano Novo cada um dos funcionários voltará mais sorridente no dia 2”, informou o representante da cadeia de supermercados Maruetsu, com 290 estabelecimentos na região metropolitana de Tóquio.
Lojas de celulares também
Não é só o setor de alimentos e gêneros do cotidiano que pretendem não abrir as portas no dia 1.º. Tanto a Docomo quanto a Softbank já informaram suas medidas.
As representantes e autorizadas da Docomo assim como suas lojas diretas, total de 2.100, darão folga aos funcionários.
Já a Softbank disse que são 3.400 lojas com portas fechadas em 1º e 2 de janeiro. Quer que seus funcionários descansem com a família nesses 2 dias.
Portanto, confira se as lojas que costuma frequentar estarão abertas antes de sair nos 2 primeiros dias do ano.
Fonte: NHK