As emissoras de TV do Japão já estão prontas para oferecer transmissão da programação em 4K e 8K a partir de 1.º de dezembro, pela BS e 110ºCS.
As emissoras a oferecer pela BS com ondas à direita são BS Asahi, BS Japan, NHK SHV 4K, BS-TBS 4K e Fuji BS. Pela BS com ondas à esquerda são Shop Channel, QVC, canal de entretenimento de filmes (映画エンタテインメントチャンネル) e NHK SHV 8K. Pela 110º CS é a Sky Channel 4K, canais 1 a 8.
Se já tem um aparelho de tevê 4K é preciso instalar um sintonizador, caso o aparelho não tenha um embutido.
As empresas estão oferecendo planos para os clientes. O custo de instalação do setup box (STB) da J:Com custa 6 mil ienes se for pedido até 21 deste mês. Ou, consulte a loja onde adquiriu seu aparelho de tevê.
Mas, o que é 4K?
A resolução 4K é conhecida também como ultra HD. As imagens são tão nítidas quanto as reais. Por isso, para o telespectador é como se estivesse vendo o próprio cenário à sua frente, com resolução de 3.840 × 2.160 pixels. E a 8K é de 7.680 × 4.320 pixels, invisíveis ao olho humano, pela proximidade.
Conteúdos em 4K
Além da programação das emissoras de TV, o telespectador pode curtir os filmes da Netflix, por exemplo, em 4K. Ou as produções publicadas no YouTube ou no Amazon Prime.
Para quem adora games, as telas em 4K podem dar uma realidade incrível.
Os vídeos produzidos pelo smartphone, em 4K, também podem ser reproduzidos no seu aparelho. Por isso, os registros dos momentos especiais das crianças, viagens e dos casais enamorados podem ser uma ótima pedida.
Quanto custa um aparelho de tevê 4K
No Japão há inúmeras marcas, tanto japonesas quanto estrangeiras. A mais em conta, Hisense de 43 polegadas pode sair por menos de 40 mil ienes. Depois tem a LG na faixa dos 50 mil até as marcas como Panasonic Regza, Aquos da Sharp ou Bravia da Sony, com preços que partem de 60 mil e chegam a 200 mil ienes.
A mais vendida segundo o site Kakaku é o modelo de 50 polegadas da Regza, ao preço de 97 mil ienes.
Em outubro a Sharp anunciou o lançamento de 3 modelos 8K, já com sintonizador (leia a matéria aqui).
Fontes: Sankei e Kakaku
Foto: Sankei